Manutenção preventiva, quando fazer?
Sem duvidas o computador tornou-se uma das ferramentas modernas mais uteis em nossa era, seja para uso doméstico, uso universitário ou uso profissional, ele esta presente em todos os seguimentos, e em diversos setores tem sido parte vital, mas algo tão importante assim exige alguns cuidados especiais, veja algumas dicas de como manter o seu computador seguro, de forma que ele nunca te deixe na mão.
O uso do computador leva o equipamento a ter um desgaste natural, por isso é importante fazer a manutenção preventiva, sem a manutenção preventiva seu equipamento irá falhar, e será necessário fazer a manutenção corretiva, esta por sua vez é mais cara e costuma gerar um grande transtorno.
Entenda a seguir de que maneira o seu computador se desgasta e quais são as ações necessárias para manter o bom funcionamento da máquina.
Hardware:
1) ventiladores (coolers)
O cooler é um dos componentes essenciais para a saúde do seu computador, e é o componente que mais se desgasta, o cooler tem como função proporcionar refrigeração através da circulação do ar e pode ser instalado em processadores, fontes, placas de vídeo, gabinetes e até mesmo discos rígidos, em notebooks podemos encontrar um ou mais coolers que farão parte de um sistema de refrigeração que abrangerá todo o equipamento.
Após um determinado tempo de uso, o cooler que basicamente é um pequeno ventilador perde a sua lubrificação, com o acúmulo de poeira, as pás e o rolamento do ventilador podem ficar encrostadas de poeira, causando a desaceleração ou até mesmo a interrupção total do funcionamento do cooler.
Com o mau funcionamento do cooler os seguintes problemas podem ocorrer no seu computador:
Na fonte: super aquecimento da fonte, podendo danificar o modulo de forma permanente com risco até mesmo de incêndio.
No processador: super aquecimento do microprocessador, risco de danos permanente no processador e na placa mãe.
Na placa de vídeo: super aquecimento da GPU (processador gráfico) podendo causar danos permanentes a placa de vídeo.
No gabinete: aumento da temperatura interna do gabinete, com o aumento da temperatura interna os principais componentes afetados são o processador, placa de vídeo e placa mãe.
2) Fonte de energia
A fonte é outro componente que tende a desgastar-se rapidamente, principalmente em computadores de alta performance, a melhor maneira de manter o bom funcionamento da fonte é manter seu cooler em bom funcionamento, e estar plugada a uma rede protegida, com um estabilizador ou filtro de linha.
3) Microprocessador
O Processador também tende a se desgastar depressa por causa do grande calor que ele gera, o primeiro efeito do desgaste do processador é o ressecamento da pasta térmica, a pasta térmica é aplicada entre o processador e o dissipador de calor, e tem como objetivo preencher as pequenas lacunas enter estes dois componentes de forma que a dissipação de calor seja eficiente. A manutenção deste componente basicamente se resume em limpeza do dissipador de calor, o recondicionamento do cooler, e a troca da pasta térmica.
4) Placa de vídeo
Assim como o processador, a placa de vídeo também pode gerar muito calor, principalmente em computadores de alta performance, e da mesma forma que o processador, a manutenção preventiva da placa de vídeo resume em limpeza e recondicionamento dos Coolers, limpeza dos dissipadores de calor e troca de pasta térmica.
5) Disco Rígido
O Disco Rígido não tende a esquentar tanto, mas é um componente que merece uma atenção especial, já que toda informação que possuir no seu computador está armazenada em um disco rígido, a manutenção do disco rígido é feita via software, resume basicamente e desfragmentação e correção de setores (Clusters) danificados, por medida de segurança é recomendável sempre manter um backup (cópia de segurança) de seus dados.
6) Placa mãe, memória e outros dispositivos
Nos demais dispositivos como memória, placa mãe, placas periféricas, cabos de dados e outros, é recomendado fazer a limpeza destes componentes e verificar se ha pontos de oxidação causados por umidade, o acumulo de poeira pode causar mau contato, e também interferência na comunicação dos componentes, é possível conter na poeira limalha de ferro entre outros compostos que são condutores elétricos, podendo fechar curto-circuito e causar travamentos, desligamentos e a famosa tela azul do Windows no seu computador.
Software:
1) Sistema operacional
É importante manter o sistema operacional atualizado, com as ultimas correções de segurança e melhoramentos disponíveis, isto irá reduzir a chance de instabilidade no seu sistema e evitar erros comuns.
2) Drivers
O drivers devem estar sempre atualizados, e todos os dispositivos do seu computador devem estar corretamente instalados utilizando o driver adequado para cada componente, levando em consideração a versão do sistema operacional utilizado.
3) Anti-vírus
Vírus causam instabilidade no sistema, podem causar lentidão, perda de dados e até mesmo danificar o sistema operacional, por isso possuir um bom anti-vírus instalado e atualizado é obrigatório.
Quando devo fazer a manutenção preventiva?
Caso você não tenha conhecimento apropriado para fazer a manutenção preventiva, o ideal é contratar um técnico de sua confiança para determinar o tempo ideal para se fazer a manutenção preventiva em seu computador, pois o tempo depende de muitos fatores, como por exemplo a intensidade que o computador é utilizado, o local onde está localizado, se é um local que tem grande acumulo de poeira, se é um local de clima mais quente ou mais úmido, entre outros fatores.
O importante é manter um cronograma para realização destas manutenções, e fazer um acompanhamento da saúde do seu computador, e claro procurar a orientação e o suporte de um técnico ou empresa capacitados e de sua confiança.
Para a maioria dos usuários, fazer a manutenção preventiva de seu computador anualmente já é suficiente, mas caso você utilize o equipamento com muita frequência pode ser necessário fazer a manutenção preventiva mais de uma vez por ano.
Clique nas imagens abaixo e veja a diferença entre o computador antes e depois da manutenção preventiva.