Processadores Intel Core de 13ª e 14ª geração apresentão falhas graves
Nas últimas semanas a Intel vem enfrentando uma onda de problemas após muitos relatos de graves falhas em seus processadores de 13ª e 14ª geração, após sofrer com super aquecimento e empenamento do CPU na 12ª geração, agora seus processadores de 13ª e 14ª geração estão se deteriorando e oxidando, entenda:
No início de 2023 muitos relatos de usuários indicavam que os processadores, especialmente os modelos da série K (que são voltados para overclocking e têm o dissipador de calor integrado “IHS” exposto), estavam sofrendo de oxidação. Essa oxidação ocorria principalmente no IHS, a peça metálica que cobre o die do processador e é responsável por transferir calor para o cooler.
A oxidação dos processadores Intel é uma preocupação pois pode afetar a longevidade e o desempenho do hardware, até a sua total inutilização. A oxidação pode ocorrer devido a uma série de fatores, mas no caso dos processadores de 13ª e 14ª Geração, parece estar ocorrendo devido a uma falha na fabricação dos chips, mesmo a Intel dizendo oficialmente que os problemas estão relacionados a tensões elétricas inadequadas, especialmente em situações de overclocking, onde a placa mãe estaria “overclocando” o processador automaticamente para que o mesmo alcançasse níveis de melhor desempenho através de ajustes nas tensões entregues ao processador, há muitos relatos destes chips estarem apresentando defeito mesmo em ambiente de servidores, onde o as placas não teriam tal capacidade para aumentar as tensões elétricas, visto que são placa voltadas para eficiência energética e nem se quer possuem fazes eletricamente capazes de entregar tensões maiores para se fazer overclocks.
Como medida para mitigar o problema a Intel trabalhou juntamente com os fabricantes de placas-mãe para lançar atualizações de microcódigo (firmware) que são implementadas via atualizações de BIOS. Essas atualizações ajudam a ajustar o gerenciamento de energia, mais especificamente controlando a voltagem, e melhorar a estabilidade dos processadores, especialmente em cenários de overclocking, é uma ação que visa evitar que o chip não se degrade e venha apresentar problemas, mas não corrige os chips que já apresentam o problema antes da atualização do microcódigo.
Como alternativa para os usuários que já estão com seus processadores danificados, a Intel estendeu o tempo de garantia para 5 anos (adicionando 2 anos a mais que a garantia regular).
Se o seu computador usa um processador Intel, você poderá fazer um teste no processador para verificar se há falhas em sua unidade, para isto utilize a ferramenta “Intel® Processor Diagnostic Tool”.
Faça o download abaixo para sistemas operacionais Windows de 64 Bits.
Faça o download abaixo para sistemas operacionais Windows de 32 Bits.