Erro no Widows “System Thread Exception Not Handled”
As vezes após uma atualização do sistema, ou alteração de harware, é possivel que o seu computador apresente problemas, é comum que a maioria dos problemas sejam indentificados pelo Windows, que por sua vez para prevenir danos ao equipamento e aos dados existente nele, apresenta uma tela de parada crítica, a “famosa” tela azul da morte, que teve sua primeira aparição ainda no Windows 3.0 na década de 1980.
Existem muitos tipos de erro que podem fazer com que o sistema apresente a tela azul da morte, mas hoje iremos falar de um problemas que pode ficar mascarado no seu computador, sendo apresentado principalmente durante a inicialização ou o desligamento do sistema, estamos falando do erro “System Thread Exception Not Handled”, erro este que pode aparecer nas versões mais recentes do Windows, como o 10 e o 11 por exemplo.
A mensagem de erro “System Thread Exception Not Handled” geralmente é causada por um driver problemático que está instalado no computador ou por problemas de hardware, como problemas de memória, problemas com a placa de vídeo ou um disco rígido defeituoso.
Para solucionar o problema, você pode tentar as seguintes etapas:
-
- Verificar se há atualizações de driver disponíveis para o seu hardware, incluindo placa de vídeo, placa de som, placa de rede, etc. Você pode fazer isso acessando o Gerenciador de Dispositivos no Painel de Controle do Windows, você também pode utilizar um verificador de drivers como o 3dp Chip para certificar que está usando a ultima versão disponível, e caso não esteja, consiga baixar a versão mais atualizada, de forma mais rápida e fácil, também é possivel verificar a existencia de drivers atualizados no site do fabricante do hardware presente no seu computador (Placa mãe, placa de vídeo, processador etc.).
- Realizar uma verificação de erros na unidade de disco rígido, para verificar se há setores defeituosos. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na unidade no Explorador de Arquivos, selecione Propriedades, vá para a guia Ferramentas e clique em Verificar, este processo pode levar algum tempo, e caso seu computador trave durante a verificação, é provavel que haja um prolema com sua unidade de armazenamento, ou arquivos corrompidos no seu sistema de arquivos.
- Verificar se há atualizações disponíveis para o sistema operacional Windows. Para fazer isso, acesse as Configurações do Windows, clique em Atualização e Segurança e selecione Verificar se há atualizações, é sempre bom manter o sistema operacional atualizado, atualizações normalmente trazer correções e melhoria de desempenho.
- Se o problema persistir, você pode tentar executar uma restauração do sistema para um ponto de restauração anterior a partir de um momento em que o sistema estava funcionando corretamente, no Windows 10 ou Windows 11, basta ir em configurações > sistema > sobre > proteção do sistema, na caixa “Proteção do sistema” clique no botão “Restauração do sistema”.Em versões mais antigas do Windows va até meu computador, clique com o botão direito e clique em proproedades, em propriedade do sistema clique em proteção, e então em Restauração do sistema, Caso não consiga executar a restauração do sistema, ou se a mesma não resolver, ainda resta uma ultima alternativa, a de formatar o computador.
Lembre-se de criar um backup dos seus arquivos importantes antes de realizar qualquer alteração no sistema. Se o problema persistir, pode ser necessário procurar assistência técnica especializada, para isso estamos aqui, caso necessite de assistencia especializada entre em contato conosco pelo nosso sistema de atendimento.